Glossário

AInda tem dúvidas sobre alguns termos do mundo cripto? Preparamos um glossário que vai te ajudar a estar por dentro dos principais termos da área.

Um algoritmo é um conjunto de instruções que diz a um sistema o que fazer. Diferente de um protocolo que é um conjunto de regras para determinar o funcionamento de um sistema.

Uma auditoria procura pontos fracos no design de um protocolo para determinar o que precisa ser corrigido ou redesenhado antes do lançamento público. É uma forma de mitigar quaisquer potenciais riscos significativos no protocolo que possam comprometer o capital alocado.

A blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros. Está constantemente crescendo à medida que novos blocos completos são adicionados a ela por um novo conjunto de registros. Os blocos são adicionados à blockchain de modo linear e cronológico. Cada nó – qualquer computador que conectado a essa rede tem a tarefa de validar e repassar transações – obtém uma cópia da blockchain após o ingresso na rede. A blockchain possui informação completa sobre endereços e saldos diretamente do bloco gênese até o bloco mais recentemente concluído.

Um bloco é um registro de transações processadas na blockchain durante um período específico (o tempo depende da velocidade de cada blockchain). Um bloco é adicionado sequencialmente e se torna um registro permanente e imutável no livro-razão que define uma blockchain. Os blocos são adicionados à cadeia assim que são confirmados pelos nós da rede e a maioria chega a um consenso (concorda que é um registro correto dos eventos).

Uma carteira de custódia é uma carteira que não é realmente de propriedade do usuário. Um terceiro detém as chaves privadas e os fundos. Uma carteira de custódia exige que o usuário confie em um terceiro que manterá seus ativos seguros e poderá retirar seus ativos sempre que solicitar.

As carteiras sem custódia dão total controle e responsabilidade do conteúdo da carteira ao seu dono. Elas conseguem isso dando ao usuário controle total sobre suas chaves privadas. Elas são o oposto das carteiras de custódia, onde um usuário precisa confiar suas chaves privadas a terceiros.

As chaves privadas são essencialmente uma senha gerada criptograficamente que dá aos usuários acesso e controle a seus fundos.

Um contrato inteligente é um contrato descentralizado e transparente que pode ser executado automaticamente com base em parâmetros programáveis. Contratos inteligentes permitem efetivamente que as condições sejam programadas em transações da blockchain. Os contratos inteligentes aumentam drasticamente a funcionalidade da blockchain, adicionando casos de uso reais, além da simples transferência de ativos de uma carteira para outra.

Uma criptomoeda é um ativo digital protegido pela tecnologia blockchain que elimina a possibilidade de falsificação ou gasto duplo. Todas as transações são armazenadas em um livro-razão distribuído publicamente disponível e são verificáveis. Cada novo bloco armazena as transações mais recentes e é adicionado à cadeia por consenso. Esses registros são permanentes e não podem ser alterados, dando segurança às criptomoedas sem depender de infraestrutura centralizada.

Um endereço em criptomoeda é uma linha de caracteres alfanuméricos associados a uma carteira, corretora ou blockchain, é derivado da chave privada e identifica um remetente e um destinatário de ativos criptográficos na blockchain. As transações de cada endereço estão disponíveis publicamente na blockchain. Os endereços não representam as identidades reais dos usuários, a menos que tenham sido associados a eles.

Escalabilidade refere-se à habilidade e capacidade de crescer. A capacidade de uma rede para aumentar a velocidade, a taxa de transferência e a funcionalidade são aspectos que determinam sua escalabilidade. Quanto maior a escalabilidade de uma rede, mais potencial ela tem.

O estoque circulante é o número total de tokens no mercado, incluindo aqueles mantidos em dApps, carteiras e corretoras. O estoque circulante não deve ser confundida com o estoque total (a quantidade total de tokens que existirão); tokens em ‘circulação’ estão atualmente disponíveis no mercado.

A definição mais simples é a troca de um ativo por outro. É qualquer lugar, físico ou não, onde duas ou mais partes vão trocar ativos. No mundo cripto, uma pessoa pode trocar seus ativos em uma corretora centralizada (CEX) controlada por uma empresa, que normalmente assumem a custódia dos ativos de um usuário. Alternativamente, uma pessoa pode trocar seus ativos em uma corretora descentralizada (DEX), que são trocas gerenciadas por protocolos (geralmente de código aberto), e os usuários mantêm a custódia de seus ativos.

Finanças Descentralizadas (DeFi) é uma forma de financiamento baseada em blockchain, eliminando a necessidade de intermediários centralizados necessários para fornecer serviços financeiros tradicionais, como corretoras, bolsas e bancos. No DeFi, o papel de intermediário é substituído por contratos inteligentes.

Gas fee é o termo dado aos custos de execução da interação com uma blockchain. Isso inclui todas as transações e contratos inteligentes atuando na rede.

Imutabilidade é um termo dado a dados imutáveis ​​após sua criação. Na blockchain, os dados são adicionados a um livro público em blocos. Cada bloco que é validado é adicionado à cadeia e se torna imutável. Ele não pode ser alterado, removido, substituído ou ocultado. A imutabilidade fornece segurança de rede, garante confiança e transparência e elimina a possibilidade do problema de gasto duplo.

A liquidez mede a rapidez e a facilidade com que um ativo pode ser negociado sem afetar seu preço. Se um ativo for ilíquido, não há liquidez suficiente para suportar o volume de negociação a um preço estável, e as negociações atrasarão, preencherão apenas parte de um pedido, não serão executadas ou movimentarão significativamente o valor de mercado deste ativo.

Um token não fungível (NFT) é uma unidade de dados exclusiva e não intercambiável (na maioria das vezes JSON) armazenada na blockchain. Os NFTs são usados ​​com mais frequência para armazenar imagens e fazem isso por meio do padrão 721 que define o modelo JSON. No entanto, os NFTs têm muitos usos, como armazenar músicas entre diversas utilidades.

Uma queima de token refere-se à destruição de tokens, tirando-os do estoque total. É normalmente usado como uma medida contra-inflacionária, reduzindo a oferta. Teoricamente, a demanda deve aumentar e, portanto, o valor também.

Uma stablecoin é uma moeda digital que visa manter um valor estável. Muitas vezes, uma moeda estável será atrelada a uma moeda fiduciária já estabelecida, geralmente o dólar americano – USD. A stablecoin precisa ter a mesma quantidade do ativo correspondente em um cenário 1:1. Stablecoins são normalmente usadas ​​para armazenar lucros, pois o preço não deve flutuar e são, assim, usadas ​​para comprar outros ativos.

Um token é um ativo digital que é armazenado em uma blockchain. Os tokens são, em essência, um conjunto de regras em um contrato inteligente que determina sua usabilidade a partir de uma reserva de valor, uma votação em um protocolo, uma arte digitalmente exclusiva ou uma combinação de muitos outros casos de uso diferentes. Os tokens podem ser fungíveis, o que significa que cada token é intercambiável com qualquer outro. Por exemplo, 1 BTC sempre valerá 1 BTC. Os tokens também podem ser não fungíveis (NFT), o que significa que cada token é único (não intercambiável). Mesmo que um NFT codifique exatamente os mesmos dados (uma imagem, por exemplo) que outro, sua assinatura digital será única.

Um token de governança é um token de utilidade que dá ao detentor influência sobre um protocolo, sendo que a influência geralmente depende do número de tokens mantidos. A utilidade de um token de governança difere de projeto para projeto, mas normalmente permite que os titulares votem em propostas, enviem suas propostas para alterações no protocolo entre outros.

A tokenização é o processo de transformar um ativo não criptográfico em um token. A tokenização é a digitalização de um ativo do mundo real, permitindo que ele seja negociado em mercados de criptomoedas. A tokenização é essencial para conectar o DeFi com ativos do mundo real e expandir o mercado para um ativo como um todo.

Tokenomics refere-se ao cronograma de criação dos tokens de um projeto e uso desses tokens ao longo do tempo. Inclui quantos tokens serão alocados para a tesouraria, captação de recursos (disponíveis para investidores), marketing, desenvolvimento, etc. O Tokenomics já é codificado em um smart contract dentro da blockchain e não pode ser alterado.

A volatilidade refere-se à variação do preço de um ativo ao longo do tempo. Um ativo altamente volátil experimentará movimentos de preços grandes e repentinos com maior frequência. A alta volatilidade em um ativo é vista como um investimento mais arriscado.

Constituída em Blockchain, a Web 3.0 representa a próxima fase da evolução da web/internet e potencialmente pode ser muito inovadora ao representar uma mudança de paradigma tão grande quanto a versão atual (Web 2.0). A versão 3.0 é construída sobre os conceitos centrais de descentralização, abertura e maior atuação do usuário.

Um whitepaper é um documento referente às ideias e propostas de um novo projeto. Normalmente, descreve um problema complexo e oferece soluções, ao mesmo tempo em que fornece uma visão geral do que um projeto visa fazer e como ele o fará.

A prova de conhecimento zero é um protocolo de criptografia que permite que uma parte (o provador) prove a outra parte (o verificador) que algo é verdadeiro sem ter que divulgar qualquer informação adicional além da verdade. Ex: Provar a data de nascimento sem mostrar o RG ou CNH.

logo-b4u-final

Onde estamos

30 North Gould Street r, Sheridan, WY 82801

© 2024 – C4P Tech Services LLC – © Todos os direitos reservados – Políticas de Privacidade